Quilombolas ocupam sede do Incra no Espírito Santo

 Quilombolas ocupam sede do Incra no Espírito Santo

13/05/2009 – 16h00 ( – gazeta online)

Aproximadamente duzentos quilombolas do Norte do Espírito Santo ocuparam a sede do Incra no início da tarde desta quarta-feira (13), aniversário dos 121 anos da assinatura de Lei Áurea – que aboliu, pelo menos no papel, a escravidão no Brasil. Os manifestantes pedem a agilização dos processos de titulação das terras quilombolas que hoje estão nas mãos da Aracruz Celulose. 

“Há mais de um ano os processos de identificação, regularização e titulação do nosso território estão paralisados no Incra, sendo que não temos qualquer acesso aos encaminhamentos que deveriam ser feitos por essa instância”, denuncia a Comissão Quilombola do Sapê do Norte, que engloba 32 comunidades remanescentes de quilombos nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus. 

Segundo uma das integrantes da comissão, Kátia Santos Penha, a expectativa é que até o final do dia cheguem mais quilombolas das regiões sul e serrana do Estado. Os manifestantes vão realizar ato público ainda nesta quarta e pretendem permanecer no local para pressionar o Incra a dar encaminhamento aos processos de reconhecimento das terras quilombolas. 

O Sindicato dos Bancários apoia o movimento. “Embora já tenham se passado 121 anos da assinatura da Lei Áurea, os negros ainda são discriminados, têm menos acesso à educação e ao mercado de trabalho. A luta dos quilombolas pelo direito à terra é justa e deve ter o apoio de toda a sociedade”, diz a diretora Rita Lima.  

Esse post foi publicado em legislação, mobilização política, RTID e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário