BREJO DOS CRIOULOS planta!

Participe! Divulgue! Acione sua rede de amigos!

A Comunidade Quilombola de Brejo dos Crioulos aos poucos retoma suas antigas áreas de produção, onde viviam seus ancestrais. Desde agosto de 2009, cinqüenta e cinco famílias se dedicam à roçada de uma área de pastagem abandonada, com cerca de 100 hectares, na Fazenda Caxambu. O plano é o plantio de roças de milho, feijão, arroz, cana e mandioca. A esperança está estampada no rosto de jovens, adultos, mulheres e anciões. Em meio à rezas, cantorias e batuques eles se organizam em grupos de trabalho.

Gilson, quilombola que coordena um dos grupos, mostra um antigo cemitério onde foram enterrados os avós, bisavós e um irmão gêmeo. Árvores frondosas, como Aroeira e Pau Preto, circundam o terreno. Tio Nêgo e Dona Plunara, um casal de anciãos com mais de 80 anos, são exemplo da resistência quilombola. Nunca saíram do pequeno oásis no meio do sertão ressequido, onde moram. Mesmo sem água, sem energia elétrica, continuam plantando, agora mais alegres com a companhia de seus parentes que re-ocuparam a terra.

Estamos pedindo apoio para que o Quilombo Brejo dos Crioulos possa cultivar seus 100 hectares de terrenos que foram re-ocupados e para outras iniciativas produtivas envolvendo as 500 famílias que aí vivem. Para tanto, pedimos que deposite uma doação (no valor que for possível) na conta da Associação Quilombola Brejo dos Crioulos.

Banco do Brasil
Agência: 2767 – 7
Conta Corrente: 11.102 – 3

Envie um e-mail confirmando o depósito para quilombobrejodoscrioulos@gmail.com.

Mensalmente a Associação emitirá um extrato com os valores que foram angariados e a sua destinação em projetos comunitários. Os recursos, bem como outras informações serão publicados no blog oficial:

www.quilombobrejodoscrioulos.blogspot.com.

Para saber mais sobre a história do Quilombo Brejo dos Crioulos acesse o blog oficial: www.brejodoscrioulos.blogspot.com.

Anúncios

Sobre GT RTQ-MG

Grupo de Trabalho sobre Regularização de Territórios Quilombolas de Minas Gerais.
Esse post foi publicado em quilombos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s